A acupuntura na dor cervical e dormência

A acupuntura alivia a dor no pescoço e a dormência e reduz os níveis de citocinas sanguíneas pró-inflamatórias.

Um estudo efetuado mostrou que a acupuntura com agulha quente tem uma taxa efetiva total de 92,05% para o tratamento da dor, dormência e desconforto radiante devido à espondilose cervical com radiculopatia. Esta é uma condição em que há degeneração da coluna vertebral e dos tecidos moles no pescoço, causando choque nervoso com dor ou dormência subsequente.

Os sintomas geralmente se irradiam do pescoço para os ombros, tórax, costas e membros. Além disso, a acupuntura reduz com sucesso os níveis sanguíneos do fator de necrose tumoral-a (TNF-a) e das citocinas pró-inflamatórias interleucina-1 beta (IL1β) e interleucina 6 (IL6)

Um total de 169 pacientes participaram do estudo. A maioria dos pacientes sentia dor ao alongar e todos os pacientes tinham uma amplitude limitada de movimento do pescoço. Os pacientes demonstraram reduções significativas na dor no pescoço, ombros e membros como resultado dos tratamentos de acupuntura. A acupuntura também aliviou significativamente a dormência nessas áreas.

Dois grupos foram comparados. Um grupo recebeu acupuntura convencional e o outro grupo recebeu acupuntura com agulha quente. O grupo de acupuntura com agulha quente recebeu uma combinação de moxabustão com acupuntura e teve uma taxa efetiva total de 92,05%. O grupo de acupuntura convencional teve uma taxa efetiva total de 81,48%.

O grupo de acupuntura com moxabustão recebeu agulhas nos seguintes pontos de acupuntura e moxabustão nos pontos de acupuntura e áreas adjacentes:

Jianjing, GB21
Fengchi, GB20
Shousanli, LI10
Dazhui, DU14
Yanglingquan, GB34
Feishu, BL13

O grupo de acupuntura convencional foi agulhado nos seguintes pontos de acupuntura:

Dazhui (Bailao), DU14
Jianzhongshu, SI15
Zhongzhu, SJ3

O protocolo implicou um tratamento por dia durante seis dias. Todos os pacientes receberam dois tratamentos. Ambos os grupos demonstraram uma alta taxa efetiva com reduções significativas na dor e dormência. Além disso, ambos os grupos demonstraram melhorias significativas na amplitude de movimentos.

Um estudo relacionado concluiu que a acupuntura é mais eficaz do que Meloxicam, um anti-inflamatório não esteroide, para o tratamento de hérnias cervicais. Um total de 420 pacientes foram investigados num estudo controlado aleatório. A acupuntura foi aplicada a pontos de acupuntura:

DU14, (Dazhui)
BL11, (Dazhu)
SI3, (Houxi)

Nesse estudo foi usada a eletroacupuntura, usando os pontos DU14 e BL11 com uma estimulação contínua de 40 Hz, 2 mA por 20 minutos. A acupuntura foi administrada uma vez por dia durante 10 dias completando o protocolo de tratamento.

Fez-se um intervalo de um dia após a conclusão do primeiro protocolo, seguindo-se um segundo protocolo igual. Ao grupo que recebeu o medicamento, foi dado um comprimido de 7,5 mg de Meloxicam a uma taxa de uma vez por dia. O comprimido oral foi tomado à noite por um total de 20 dias.

Dos 207 pacientes com eletroacupuntura, 145 pacientes recuperaram num curto espaço de tempo. Dos 208 pacientes com o medicamento, 93 recuperaram num curto espaço de tempo.

Foram igualmente detetadas melhorias em 53 pacientes com acupuntura e 90 pacientes com medicamentos. O grupo de eletroacupuntura teve 9 respostas fracas e o grupo com medicamentos teve 25 respostas fracas ao tratamento a curto prazo.

A eletroacupuntura produziu resultados significativamente mais positivos do que o grupo que tomou o Meloxicam.

Dos 207 pacientes com eletroacupuntura, um total de 180 pacientes teve uma recuperação de 95% a longo prazo. Dos 208 pacientes com o medicamento, 142 pacientes tiveram uma recuperação de 95% a longo prazo. A eletroacupuntura fez com que 25 pacientes melhorassem significativamente contra 52 pacientes do grupo da medicação.

Os maus resultados para eletroacupuntura foram limitados a 2 pacientes, contrastando com os 14 pacientes no grupo da medicação.

Os investigadores concluíram que com um método de amostragem grande multi-centrado controlado aleatório, este estudo mostrou que o grupo de EA (eletroacupuntura) foi melhor que o grupo de medicação na comparação da eficácia terapêutica a curto e longo prazo.

 

Referências:

Ye, Y. X., Xu, L. & Yao, J. (2015). A observação clínica sobre acupuntura moxabustão térmica combinada com acupuntura convencional no tratamento da radiculopatia espondilótica cervical aguda. Jornal de Emergência em Medicina Tradicional Chinesa. 24 (6).

Wang WJ , Lu J , Niu CS , et al.Efeitos da eletroacupuntura de “zusanli” unilateral e bilateral (ST 36) Níveis de TNF— alfa TNIL — le IL 一 4 em ratos com dor inflamatória crônica [J]. ZhenCiYan Jiu , 2010,35 (6) : 429—432.

Pei J , Wei H , Liu ZD.Effects of moxabustion on the expression of IL—lbeta.IL 一 2 , IL 一 6 mRNA e proteína no córtex cerebral em ratos portadores de tumor [J] .ZhenCiYahJiu , 2010,35 (4) : 243—249.

Wu, Yao-chi, Jun-feng Zhang, Yi-jun Sun, Cheng-fei Huang, Ping Shao e Gui-zhen Liu. “Estudo clínico sobre eletroacupuntura para hérnia de disco intervertebral cervical.” Journal of Acupuncture and Tuina Science 11, no. 6 (2013): 371-374.

Sun SC, Sun ZG. Ortopedia e Traumatologia Clínica. Pequim: People’s Medical Publishing House, 2006: 750.

Xu LB, He YY. O efeito da terapia reguladora de Du Meridian em imunoglobulinas na hérnia de disco intervertebral cervical. Shanghai Zhenjiu Zazhi, 2011, 30 (9): 615-616.

 

Citado de:

HealthCMi. 2015. Acupuncture Relieves Neck Pain And Numbness. [online] Available at: <https://www.healthcmi.com/Acupuncture-Continuing-Education-News/1528-acupuncture-relieves-neck-pain-and-numbness> [Accessed 26 Setembro 2020].

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque uma consulta

Faça a sua pré-marcação através do formulário abaixo. Entraremos em contacto consigo para confirmar a data.

Contactos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização deste website. Veja aqui a nossa Política de Privacidade.