Desenvolvimento pessoal

A massagem terapêutica procura obter um benefício terapêutico em função do problema apresentado. Pode ser relaxante (raramente), mas o objectivo final das sessões não é o relaxamento. Os objectivos terapêuticos são planeados entre terapeuta e paciente como parte de uma estratégia de tratamento.

Em alguns casos, a massagem terapêutica é recomendada por um profissional de saúde e pode ser realizada como parte de um plano de tratamentos maior. Por exemplo, alguém que faça fisioterapia por causa de uma lesão pode fazer massagem terapêutica regular para soltar a musculatura, melhorar o tónus muscular e aumentar a sua flexibilidade. Da mesma forma a massagem terapêutica pode ser usada para suplementar outros tratamentos.

Algumas das técnicas utilizadas na nossa massagem de reabilitação:

Perguntas Frequentes

Depende. À excepção da massagem terapêutica Tailandesa as sessões são feitas com o cliente na sua roupa interior. Nesse caso o que trás vestido não é relevante. No caso da massagem Tailandesa é aconselhável trazer roupa leve e larga. Umas calças de fato de treino e uma t-shirt costumam ser o indicado. Se não tiver oportunidade de trazer consigo vestuário, nós facultamos pijamas próprios de algodão branco.

Algumas das técnicas de massagem são mais eficazes com as zonas a trabalhar expostas porque são usados óleos, bálsamos e fricção. A privacidade do paciente no entanto está sempre assegurada já que o terapeuta irá ausentar-se da sala para se despir. Depois de se deitar na marquesa por baixo do lençol o terapeuta volta a entrar. Somente as áreas que estão a ser trabalhadas em determinado momento ficam descobertas, as partes íntimas nunca podem estar expostas. No final da massagem voltará a estar sozinho para voltar a vestir-se.

Não vamos mentir. A massagem de reabilitação é mimo-terapia.
Uma massagem genérica de manutenção onde os sistemas e estruturas estão saudáveis pode manifesta um tipo de dor que normalmente as pessoas identificam como uma “dor que sabe bem”.
Já um tratamento cujo objectivo seja a recuperação da função muscular e amplitude de movimentos implica técnicas e abordagens mais incisivas. Nessas circunstancias a massagem irá produzir desconforto e alguma dor que será obviamente negociada com o paciente.
Se é verdade que nem toda a dor é terapêutica, também é certo que alguma terapia provoca dor.

Os tratamento de manutenção tendem a ser genéricos e por isso tem uma relação fixa de preço/hora. Uma hora é o tempo mínimo para abordar a maioria dos grupos musculares. Os tratamentos de recuperação que existem para abordar um problema instalado, não tem uma duração fixa já que dependem muito dos protocolos terapêuticos de massagem e da tolerância do paciente à repetição das sequências. Habitualmente os tratamentos variam dos 25 aos 35 minutos

É uma questão que só pode ser avaliada caso-a-caso em função da etiologia do problema e da sua evolução.